congresso2018

IX Congresso Internacional em Ciências da Religião e XVI Semana de Estudos da Religião

Evento

: Escola de Formação de Professores e Humanidades, Área VI da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, situada na Rua 227, nº3.669, Setor Universitário, Goiânia-Goiás.

: Internacional

: ixcicreligiao@gmail.com

: 24 a 27 Abril 2018

Este evento coloca-se em continuidade com os oito Congressos Internacionais anteriores.

A temática da justiça, oportuna e sempre atual, é proposta, neste Congresso, a partir da Literatura Sagrada das Religiões, mais especificamente, neste caso, a partir da Bíblia Sagrada. O tema da justiça, entretanto, na própria Bíblia, possui abordagem religiosa, visto que só Deus é justo e capaz de fazer justiça e, também profana, estendendo-se para o âmbito social, político e econômico, dado que visa regular as relações humanas.

Nesse sentido, o tema “justiças”, em plural, quer abordar os diversos aspectos da justiça, não apenas relativos ao sagrado e ao profano, mas também extensivo às demais áreas do conhecimento. Nessa abordagem interdisciplinar, o tema se estende para as Ciências Sociais, com enfoque sobre igualdade e justiça social e seus demais desdobramentos. Estende-se também para a Antropologia, com simbologias e representações diversas. Abrange as Ciências Jurídicas, com os fundamentos do Direito em vista da justiça, e congrega a Literatura, a História, a Educação e outras áreas do conhecimento.